Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

Com assinatura eletrônica, empresas buscam alta tecnologia para ações mais sustentáveis e segurança jurídica aos colaboradores

O mercado de assinatura eletrônica, além do aspecto de sustentabilidade, trouxe a possibilidade de pequenos, e médios negócios adotarem tecnologias que até então somente estavam disponíveis aos grandes players

Indiscutivelmente, a assinatura eletrônica tomou espaço no mundo corporativo e tem se tornado a principal causadora do adeus à caneta e às papeladas. A possibilidade de assinar documentos na esfera digital com uma validade jurídica, ainda maior, do que as assinaturas feitas tradicionalmente à caneta, em documentos físicos, contribuem não apenas com uma maior agilidade nos processos, mas também com a redução de impactos ao meio ambiente, assunto que se tornou um dos principais focos de médias e grandes empresas.

Inicialmente, o processo foi alavancado pela necessidade de diminuição das interações físicas durante os últimos dois anos de pandemia, o que acabou tendo um efeito secundário com a redução do impacto ambiental. Além disso, os tipos de assinatura eletrônica atualmente existentes cobrem todo o espectro possível de validade jurídica, quando foram regulamentadas pela Medida Provisória 2.200/01, que define três requisitos: autenticidade, integridade e não repúdio.

O mercado de assinatura eletrônica, além do aspecto de sustentabilidade, trouxe a possibilidade de pequenos, e médios negócios adotarem tecnologias que até então somente estavam disponíveis aos grandes players do mercado, como por exemplo os bancos ou seguradoras. Hoje, essas plataformas especializadas apresentam autenticações por selfie, validação de documentos, biometria, verificação de antecedentes, trazendo, assim, uma grande força jurídica para as assinaturas.

O mercado de assinaturas eletrônicas vai muito além das assinaturas simples que capturam o IP do usuário que está realizando a assinatura, sendo esse conhecido pela grande maioria de colaboradores e executivos. Esse avanço tecnológico beneficia as transações digitais, o que traz muito mais segurança para as empresas que a adotam.

Além disso, a usabilidade das ferramentas evoluiu de tal forma que qualquer pessoa, ainda que sem nenhuma familiaridade com tecnologia, é capaz de assinar e solicitar assinaturas em qualquer documento em questão de minutos. Como se não bastasse, a competição entre os diversos players do mercado tornaram as ferramentas de assinatura eletrônica acessíveis a qualquer negócio.

Por fim, é possível chegar a conclusão de que a assinatura eletrônica deve estar cada vez mais presente nas empresas e na vida de seus colaboradores, dada a necessidade constante de redução de seus gastos e custos e otimização dos processos do dia a dia das empresas e pessoas. A utilização de assinaturas eletrônicas se tornou um diferencial competitivo para as empresas que desejam evoluir, atacando de uma só vez, diversas frentes: econômica, sustentabilidade e aumento da segurança jurídica em suas transações.