Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

MDS lança portal com cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo

Por meio do Portal de Educação Empreendedora do Programa Acredita no Primeiro Passo, é possível se inscrever para acessar conteúdos oferecidos de forma presencial ou on-line

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) lançou uma página com cursos gratuitos voltados ao empreendedorismo, com direito a certificado de conclusão. Por meio do Portal de Educação Empreendedora do Programa Acredita no Primeiro Passo, é possível se inscrever para acessar conteúdos oferecidos de forma presencial ou on-line.

Qualquer pessoa interessada em abrir o próprio negócio pode, por meio da plataforma, aprender a administrar finanças, fazer a gestão do empreendimento e ter acesso a ferramentas que auxiliam na operação do negócio. Também estão disponíveis cursos voltados à qualificação profissional de mulheres e de pessoas com deficiência.

O portal reúne capacitações que já estavam disponíveis nos sites de parceiros do programa, como a Aliança Empreendedora, a Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID), o Banco do Nordeste, a Rede Mulher Empreendedora (RME) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Para se inscrever, o usuário deve acessar o portal, selecionar o curso desejado e preencher o formulário com as informações solicitadas.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS e tem como objetivo oferecer apoio, promover autonomia econômica e contribuir para a geração de renda, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto reforça a proposta do programa Acredita, que prevê ações de capacitação para estimular a inclusão produtiva.

— É esse conjunto de ações que está mudando o perfil dos nossos, do Cadastro Único. A prova disso é que, no ano passado, 98% do saldo positivo do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) foi de pessoas inscritas no Cadastro Único, o que mostra que essa política está funcionando — afirmou o secretário nacional de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton.