Informação de dependente é alvo da Receita
Na declaração do IR deste ano, contribuinte terá de indicar quem é o responsável pelas despesas que geram abatimentos
MARCOS CÉZARI
Até  o dia 30 deste mês, mais de 15 milhões de contribuintes ainda terão de enviar  suas declarações de renda à Receita Federal sobre os ganhos obtidos no ano  passado. A expectativa do fisco é receber 25 milhões de declarações.
Para  este ano, a Receita fez poucas mudanças no programa para os contribuintes  declararem pela internet. Ainda que pequenas, as mudanças visam apertar cada vez  mais o cerco aos contribuintes.
Mais uma vez, o alvo deste ano são os  dependentes. Apenas para lembrar: em 2007, a Receita exigiu que os dependentes  maiores de 21 anos (completados até o final de 2006) tivessem seus CPFs  indicados na declaração; no ano passado, esse limite de idade caiu para 18  anos.
A mudança deste ano obriga o contribuinte a vincular as despesas  declaradas (as que geram abatimento) aos dependentes (mulher, filhos etc.) ou a  ele próprio. Assim, ao declarar o pagamento para uma escola, por exemplo, será  necessário dizer quem foi o responsável por ele. O mesmo vale para as despesas  médicas. Ao indicar o nome do profissional ou de uma clínica/laboratório, será  preciso dizer para quem foi a consulta ou o serviço prestado.
Para isso, a  Receita colocou a ficha Dependentes logo no início da declaração -após a ficha  Identificação do Contribuinte. Assim, conforme os gastos são lançados na  declaração, bastará ao contribuinte indicar a que dependente eles se referem. No  caso de a despesa ser com o próprio contribuinte, não é preciso fazer a  menção.
Número do recibo
Em 2008, era obrigatória a indicação  do número do Recibo de Entrega da declaração de 2007. Neste ano, a Receita  decidiu tornar opcional essa indicação. Mas a Receita avisa que a indicação do  número dá maior segurança ao contribuinte.
Outra opção do contribuinte é  transmitir a declaração usando o certificado digital e-CPF, sistemática que  também evita fraudes. Mas quem entrega a declaração com o certificado digital e  inclui o número do recibo recebe mais cedo a restituição -caso tenha  direito.
Os primeiros a receber são os contribuintes com 60 anos ou mais (em  cumprimento ao Estatuto do Idoso), que entregarem pela internet. Depois recebem  os que entregaram mais cedo, ainda pela internet. Por último, recebem os que  entregarem em formulários.
Declarar é fácil
Prestar contas ao  fisco é um procedimento relativamente simples. Quem estiver com os papéis em  ordem (ver lista à direita) não gastará mais de uma hora, especialmente se for  usar a internet -o meio mais fácil, rápido e seguro para declarar.
O  contribuinte que quiser conhecer todas as regras para a declaração encontra no  site www.receita.fazenda.gov.br 680 perguntas e respectivas respostas referentes  a 50 temas. Quem ainda usa formulário encontra no mesmo site as instruções de  preenchimento tanto para o modelo completo (60 páginas) como para o simplificado  (8 páginas).