Novo sistema da Receita promete facilitar correção de pendências com o fisco
Um novo sistema da Receita Federal promete auxiliar o contribuinte a identificar erros na declaração que o levaram à malha fina.
Um novo sistema da Receita Federal promete auxiliar o contribuinte a identificar erros na declaração que o levaram à malha fina. O serviço é mais completo do que o lançado no ano passado, que já permitia a verificação de pendências, mas com menos detalhes. No sistema antigo era preciso obter uma certificação digital.
A delegada da Receita Federal no Espírito Santo, Laura Gadelha, explicou que  agora os contribuintes podem obter um código de acesso, mais rápido e direto, às  informações sobre a declaração. "Antes o contribuinte recebia uma informação de  que havia uma incidência em malha. Com esse novo serviço ele consegue  identificar a fonte, o valor que foi emitido de rendimento e o valor que não foi  informado de fonte, se for o caso".
O código de acesso pode ser obtido no  site da Receita. Na  página principal, o contribuinte tem acesso ao "Novo Extrato da Declaração do  Imposto Renda Pessoa Física". Ao clicar no link com este nome ele recebe  informações sobre como conseguir o código de acesso. "Para obter o número de  código de acesso, basta preencher um formulário e informar os números das  declarações entregues de 2009 e 2008. Com o código, o contribuinte tem acesso ao  extrato detalhado", falou.
O novo  extrato vai comparar, por exemplo, a informação prestada pelo contribuinte com  os valores informados pela empresa onde trabalha, caso haja divergências. Também  há orientações sobre como fazer a retificação, caso o problema seja com o  contribuinte. O mesmo vale para informações sobre deduções médicas, omissão de  rendimento de aluguéis e outras pendências. 
O contribuinte pode  identificar a pendência, imprimir uma segunda via do recibo de entrega do  documento, ver a declaração que foi processada e, em caso de estar devendo  alguma informação ao fisco, será exibido na tela o link "Pendências". "Ao clicar  no link 'pendências' o contribuinte vai ter acesso aos dados e ver o que precisa  ser acertado. Então ele vai na declaração dele, que geralmente está salva no  computador onde ele fez o documento, e corrige o que estiver errado. Depois,  reenvia o documento a receita. O objetivo é que as pessoas regularizem sua  situação sem precisar comparecer a sede da Receita", disse. 
A delegada  Laura Gadelha disse que espera que 50% dos contribuintes que caíram na malha  fina escolham a autoregularização pelo site da Receita para acertar  as pendências junto ao fisco.  O novo sistema já está disponível na internet. A  partir de julho, será acrescentado também outro recurso, que permite a impressão  do documento de arrecadação (Darf) para pagamento do imposto devido
 
                            